A notícia é brilhante pois traz uma simples mensagem de que as pessoas estão mudando e as coisas estão mudando. A partir de um comunicado divulgado na última semana em Bruxelas soubemos que o mundo já conta com uma capacidade acumulada de energia solar que ultrapassou os 100 gigawatts (GW) em 2012, atingindo pouco mais de 101 GW. ”
O Sol ( diga-se de passagem, única usina nuclear realmente necessária) é uma fonte de energia inesgotável e 2012 foi um outro ano forte para a indústria solar (após um muito forte em em 2011). Mais de 30 GW de energia solar foram conectados à rede elétrica, em 2012 e os mercados não europeus aumentaram suas instalações sendo responsáveis por mais de 13 GW do total mundial, o que e uma grata surpresa para o equilíbrio global. Efetivamente ninguém poderia ter previsto há 10 anos que veríamos mais de 100 GW de capacidade solar fotovoltaica do mundo em 2012″, como bem disse o presidente da EPIA ( associação européia de energia solar fovoltaica) Winfried Hoffmann. “A indústria fotovoltaica claramente enfrenta desafios, mas os resultados de 2012 mostram que há um forte mercado global se voltando para ela. Mesmo em tempos econômicos difíceis e apesar da crescente incerteza regulatória o ano de 2012 provou que a energia solar está a saltar à velocidade da luz nos próximos anos.
Os três principais mercados europeus de energia solar em 2012 foram a Alemanha (com 7,6 GW), Itália (3,3 GW) e França (1,2 GW). Os três principais mercados não europeus foram a China (com pelo menos 3,5 GW), os EUA (3,2 GW) e Japão (2,5 GW).
O que se espera efetivamente é que em todo globo sejam criadas políticas estáveis que permitam o crescimento sustentável da energia solar que caminha para se tornar uma fonte de energia dominante e distribuída e à velocidade da luz é o tipo de ritmo da mudança de que precisamos.