A Renault inaugurou essa semana um sistema de painéis fotovoltaicos simultaneamente em seis fábricas na França, com um total de 400 mil metros quadrados, tornando o sistema o maior do mundo na indústria automotiva. Os painéis, que utilizam luz solar para gerar energia elétrica, cobrem as áreas dedicadas ao transporte, entregas e estacionamento dos funcionários nas unidades de Douai, Maubeuge, Flins, Batilly, Sandouville e Cléon. A área coberta também protege os veículos novos antes de seguirem para a rede de distribuição. Os painéis resistem a impactos e granizo, informa a empresa.
Juntos, os painéis têm capacidade para produzir 52.600 MW/h ao ano, o suficiente para abastecer uma cidade de 15 mil habitantes. A montadora estima que os painéis fotovoltaicos resultem na redução de 200 toneladas de CO2 ao ano, volume emitido anualmente pela produção de motores elétricos. O projeto foi desenvolvido pela Renault em parceria com a Gestamp Solar e Coruscant.
O sistema também será utilizado internacionalmente. A montadora prevê a produção de cerca de 100 mil metros quadrados de painéis fotovoltaicos que serão distribuídos nas fábricas de Valladolid e Palencia, na Espanha. Outro projeto já está em fase de introdução, o de Busan, na Coreia do Sul, com 300 mil metros quadrados previstos para conclusão em dezembro deste ano.
Enquanto isso, estudos de viabilidade estão em curso para as fábricas localizadas na Eslovênia, Romênia, Marrocos, Colômbia, Chile e Brasil.
Adaptado:http://www.automotivebusiness.com.br