O antigo aterro sanitário do Fojo, com uma área superior a seis hectares, vai ser arrendado pela Câmara de Estarreja para a instalação de painéis fotovoltaicos, anunciou esta segunda-feira a autarquia.
“Na antiga lixeira deverá nascer uma zona dedicada à energia renovável, ao mesmo tempo que a autarquia torna rentável uma área de dimensão considerável que estava economicamente desaproveitada”, explica uma nota da Câmara de Estarreja.
O projecto foi discutido na última reunião de câmara, tendo o executivo decidido realizar uma hasta pública para o arrendamento do terreno a privados, com a condição de ter, em exclusivo, essa utilização.
A autarquia conta assim rentabilizar o antigo aterro sanitário do Fojo, na freguesia de Avanca, passando a receber o valor da renda que será paga pelo produtor privado que vai instalar e explorar os painéis solares.
A sessão de lançamento do arrendamento, em hasta pública com carta fechada, está marcada para 11 de Outubro.
A estrutura de deposição de resíduos sólidos urbanos, uma lixeira depois convertida em aterro controlado, funcionou entre 1985 e 1998, ano em que foi encerrada pela ERSUC – Resíduos Sólidos do Centro, no âmbito do Sistema Multimunicipal do Litoral Centro.
Fonte:http://www.publico.pt/