No último domingo (26), o Laboratório de Instalações Prediais e Saneamento (LIP) do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) inaugurou um simulador para o suporte no desenvolvimento de produtos e testes que atendam a certificação compulsória de aquecedores de água que utilizam coletores de energia solar. O investimento no equipamento foi de R$ 3,5 milhões.

Com as informações que serão geradas pelo novo aparelho, o IPT pretende melhorar a qualidade da engenharia dos sistemas de aquecimento de água. O simulador vai determinar a eficiência energética de painéis coletores, ao mesmo tempo em que realizará ensaios em sistemas fotovoltaicos para geração de energia e análise de outros equipamentos que são submetidos à influência do sol.

O segmento da construção civil será o principal foco de atuação do equipamento, levando em consideração as aplicações residenciais, comerciais e industriais. De acordo com o IPT, a indústria tem apresentado tendência de crescimento no mercado de todos estes nichos, inclusive na aplicação de soluções para gerar energia fotovoltaica.

O equipamento do IPT, com potência de 50kVA (Quilovoltampere), é composto de uma estrutura móvel de acionamento hidráulico e elétrico com lâmpadas especiais. A sala em que o sistema foi instalado possui oito metros de pé direito e sistema de ar condicionado que mantém a temperatura constante, garantindo a precisão nas leituras.

O sistema pode ser colocado em qualquer plano entre zero e 90 graus, dependendo do estudo desejado. A intensidade das lâmpadas é dimerizada para que sejam estabelecidos diferentes níveis de radiação. Por ser um equipamento automatizado, a configuração de cada estudo pode ser armazenada sem que se corra o risco de perder dados.

O simulador também trabalha com um sistema de aquisição e tratamento de dados feito por meio de softwares e hardwares exclusivos, além de dispor de instrumentos específicos para a gestão da vida útil das lâmpadas.

Fonte:http://www.piniweb.com.br/

About Post Author

Deixe um Comentário