Segundo vários estudos. em pouco tempo o preço da energia solar fotovoltaica será igual ou inferior ao preço das fontes convencionais de energia e em vários estados brasileiros este preço já é compatível com o que se paga pela energia elétrica nas contas de luz.
Ainda que haja divergência de opiniões quanto à tecnologias, modelos de implementação ou desenvolvimento do mercado, parece haver um consenso de que os impedimentos à plena exploração da energia solar são temporários e se extinguirão naturalmente e no curto prazo. Seja por incentivos governamentais, amadurecimento da tecnologia ou pressão de consumidores e sociedade organizada, a energia solar já tem seu papel assegurado no futuro e inaugura um novo capítulo na história da energia no Brasil. Esta é a aposta do engenheiro, empresário e consultor Carlos Faria Café, diretor do Studio Equinócio que há um ano fundou outra empresa no Rio de Janeiro, a MetaSolar (www.metasolar.com.br) para se dedicar à energia solar fotovoltaica.
Convidado como palestrante do Solar Invest 2012 para o painel tecnologia, mercado e o desenvolvimento da cadeia produtiva fotovoltaica no Brasil, Carlos contará sua experiência na implantação de uma usina solar fotovoltaica de 40 kW no Rio de Janeiro que será inaugurada em Agosto nos telhados da Biblioteca Pública do Estado do Rio de Janeiro. Com esta obra e com os demais projetos que temos em carteira pudemos exercitar a caracterização do mercado e da cadeia produtiva fotovoltaica, avaliar segmentos do mercado e os critérios de competitividade, experimentar processo de importação de tecnologia, intermediários e produtos acabados e pesquisar componentes dos sistemas fotovoltaicos e sua aplicação e estrutura de custos.
Em minha residência em Belo Horizonte, hoje já é mais barato gerar energia elétrica solar instalando painéis solares fotovoltaicos em meu telhado do que comprar energia elétrica comenta Carlos que já iniciou o projeto para suprir boa parte de sua demanda de energia elétrica com a energia gratuita e sem dono, que vem do Sol todos os dias.
Abre-se uma oportunidade aos brasileiros para participarem ativamente da implantação de uma cultura solar distribuída e eficiente.
Participe do SolarInvest 2012
http://www.viex-americas.com.br/solar/home.php