São Paulo, 19 de abril de 2012 – Com o intuito de incentivar novos projetos de geração solar fotovoltaica no Brasil (geração de energia elétrica com energia renovável do Sol), o Instituto IDEAL, em parceria com a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica – CCEE, lança no próximo dia 24 de abril o Selo Solar.
Por meio do Selo, o consumidor poderá identificar quais empresas utilizam energia gerada a partir do sol. Para recebê-lo, a empresa deverá comprovar que adquire um volume mínimo de eletricidade solar por um período de pelo menos 5 anos. Vale lembrar que o Brasil é um dos países com maior incidência de irradiação solar do mundo, porém o uso de tal potencial para a geração elétrica no país ainda é pouco utilizado.
O Instituto Ideal será o responsável pela concessão do Selo Solar às empresas e pela supervisão do cumprimento das regras básicas de sua utilização, enquanto a CCEE irá verificar a autenticidade dos contratos de compra da energia solar limpa.
A ideia do selo de eletricidade solar brasileiro surgiu a partir de uma experiência alemã bem sucedida. O GrünerStromLabel (Selo de Energia Verde – SES) foi criado em 1998 e hoje certifica em torno de 120 produtos de energia limpa na Alemanha. O processo de criação do Selo teve o apoio da Cooperação para o Desenvolvimento, por meio da Deutsche GesellschaftfürInternationaleZusammenarbeit (GIZ) GmbH.
O lançamento do Selo Solar acontecerá no dia 24 de abril, durante o Seminário Energia + Limpa: Conhecimento, Sustentabilidade e Integração, promovido pelo Instituto Ideal no Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.
O evento reunirá palestrantes nacionais e internacionais de renome, além de representantes do governo para discutir tecnologias para geração energética mais compatíveis com a preservação ambiental. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site: http://www.institutoideal.org.
Serviço – Lançamento Selo Solar
Onde: Centro de Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina
Quando: 24 de abril
Horário: 18h00