Agência enviará técnicos a Alemanha e Espanha para visitar usinas e centros de pesquisa heliotérmicoPor Luciano Costa

A Agência Nacional de Energia Elétrica envia neste mês dois especialistas em regulação para uma missão que visitará laboratórios e usinas de geração de energia solar na Alemanha e na Espanha. A viagem, autorizada pelo Ministério de Minas e Energia por meio de despachos no Diário Oficial da União, acontece entre os dias 14 e 24.

A primeira parada, a convite da Sociedade Alemã de Cooperação Internacional (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit), é uma visita técnica ao Centro Aeroespacial de Colônia e à torre solar de Jülich. Essa instalação utiliza a tecnologia de concentração solar, em que espelhos direcionam a radiação para uma torre, onde ela é transformada em calor e energia elétrica.

Em seguida, os técnicos da Aneel seguem para a Espanha, onde vão à Plataforma Solar de Alméria, que se autodenomina “o maior centro de pesquisa, desenvolvimento e testes da Europa dedicado às tecnologias solares de concentração”. A estadia no país ainda contemplará ida a usinas heliotérmicas. Essa forma de geração solar, que está em estudo pelo governo brasileiro, tem diversas aplicações -as principais são as usinas de torre, como a alemã, de cilindros parabólicos e de discos parabólicos.

Segundo as informações divulgadas no Diário Oficial, as viagens têm “o objetivo de conhecer a tecnologia heliotérmica, destacando sua cadeia produtiva, a operação de usinas solares, a geração de energia elétrica e o armazenamento de energia térmica, além de pesquisas e projetos relacionados ao tema”.

Fonte:http://www.jornaldaenergia.com.br/

About Post Author

Deixe um Comentário