Da Agência Ambiente Energia – A Eletrosul Centrais Elétricas lançou, na última semana, o edital de concorrência internacional para implantação do projeto Megawatt Solar, que prevê a implantação de uma usina fotovoltaica de um megawatt-pico no edifício sede da estatal, em Florianópolis (SC). As empresas ou consórcios terão 45 dias, a partir da data de publicação do edital, para apresentar suas propostas. De acordo com a Eletrosul, o projeto é inédito no Brasil, considerando o modelo integrado à edificação, o porte da usina e a forma de comercialização. O projeto tem financiamento do banco de fomento alemão KfW.
O projeto conceitual do Megawatt Solar prevê a instalação dos módulos fotovoltaicos nas coberturas do edifício-sede e dos estacionamentos da Eletrosul, totalizando uma área de aproximadamente 10 mil metros quadrados. A usina será conectada à rede elétrica local e a energia produzida deverá ser vendida a consumidores livres.
O edital está disponível, na sede da Eletrosul, em Florianópolis (Rua Deputado Antonio Edu Vieira, 999, Pantanal) ou no site da Eletrosul, onde podem ser acessadas informações sobre o processo licitatório e as especificações técnicas do projeto. Mais informações pelo email: licitacao.megawatt@eletrosul.gov.br.