Da Agência Ambiente Energia – O Piauí quer ampliar a geração de energia e, segundo o secretário de Mineração, Petróleo e Energias Renováveis do estado, Luiz Gonzaga Paes Landim, a construção das barragens projetadas no Rio Parnaíba, o potencial eólico da região de Luís Correia, Paulistana e São João do Piauí, assim como a abundância de radiação solar, despontam como grandes oportunidades de alavancar o setor.
“O Piauí tem tudo para ser o segundo maior produtor de energia do Nordeste, ficando atrás apenas da Bahia”, afirmou o secretário. Segundo o gestor, a recém-criada pasta tem como um dos principais objetivos fazer a conexão entre as empresas e o setor mineral e de energias renováveis, tais como a energia eólica, solar e a convencional.
“Vamos recuperar o tempo perdido e tentar fazer articulações em prol do crescimento do setor energético, para agilizar e otimizar todo esse potencial que o estado possui”, disse.
Landim destacou também a capacidade de produção de etanol, na região dos Platôs de Guadalupe e no Centro-Norte do estado, entre os rios Longá e o Poti, entre outras regiões para a produção de cana-de-açúcar.
Fonte: https://www.ambienteenergia.com.br/