A espuma melamínica Basotect® da BASF está sendo utilizada como isolante em coletores solares planos da Heliodyne, uma das maiores e mais antigas fabricantes de coletores solares dos Estados Unidos. Ao longo dos últimos 30 anos, a linha Gobi de coletores solares planos da Heliodyne vem sendo continuamente refinada e otimizada.
A Heliodyne escolheu peças isolantes feitas de Basotect® personalizadas pela empresa Polymer Technologies, fabricante de compostos térmicos e acústicos, entre outros materiais de espuma, tais como isolamentos para superfícies de coletores. A espuma da BASF apresenta excelente capacidade de isolamento, além de alta resistência à temperatura a longo-prazo.
Isolamento altamente eficiente e termicamente estável
Coletores solares planos utilizam energia solar para produzir água quente para edifícios comerciais e residenciais. A água ou o fluido resultante da transferência de calor é aquecida à medida que passa pelos painéis projetados para coletar calor do sol. Um aspecto essencial do projeto do coletor é o isolamento térmico utilizado para reter o calor no coletor. Coletores solares estagnados, o que significa que o líquido não está fluindo pelo coletor, podem atingir altas temperaturas. Basotect® pode resistir a essas temperaturas, ao contrário de outras espumas poliméricas de material isolante, que normalmente começam a se degradar em temperaturas baixas.
“A nova linha Gobi de coletores tem o mais fino perfil disponível nos Estados Unidos. Isso melhora a estética dos coletores e os torna mais fáceis de transportar e instalar”, explica Ole Pilgaard, Presidente e CEO da Heliodyne. “No entanto, com uma estrutura menor, nós só tínhamos espaço para uma camada muito eficiente e termicamente estável de isolamento. Basotect® não só manteve a eficiência da linha de produtos, mas também melhorou o desempenho geral do coletor”, finaliza.
Leve, flexível e livre de fibras
Além disso, Basotect® oferece outros benefícios para coletores solares da Heliodyne. Por causa da leveza, flexibilidade e composição da espuma, que é livre de fibras, é mais fácil de armazenar e montar se compararmos com outros materiais de isolamento. Enquanto outros materiais podem liberar gases em altas temperaturas, Basotect® praticamente não libera substâncias que poderiam bloquear a radiação solar. O material da BASF também pode ser facilmente moldado. A empresa Polymer Technologies é capaz de fabricar peças personalizadas para se encaixar perfeitamente durante a montagem.
Heliodyne utiliza Basotect® em três diferentes tamanhos de coletores planos para que o design ideal possa ser alcançado tanto para clientes residenciais quanto para comerciais. Os painéis foram testados e certificados pela Solar Ratings e pela Corporação de Certificação (Certification Corporation – SRCC).
Produto versátil
Graças à combinação de diversas propriedades de Basotect® – ser resistente à temperatura, retardante de chamas, leve, elástico, absorvente de som e isolante térmico –, a espuma também é adequada para o isolamento acústico e térmico de edifícios, veículos e trens.
Para mais informações, acesse www.basotect.com.
Fonte:http://www.basf.com.br/