O senador Wilson Santiago (PMDB-PB) informou recentemente que apresentou projeto estabelecendo redução do Imposto de Renda aos proprietários de imóveis que sejam dotados de equipamentos e sistemas de aproveitamento de energia limpa, como a solar e a eólica.
Para o parlamentar, a proposta (PLS 449/11) vai ao encontro da crescente preocupação mundial com o meio ambiente.
— Trata-se de incentivar a aplicação dessas tecnologias de modo sistemático, de maneira a estabelecer um novo padrão cultural e, quem sabe, um novo padrão das normas municipais que afetam a construção de imóveis — explicou, acrescentando que o Brasil não pode ficar refém da fonte hidráulica, responsável pela maior parte da energia produzida no país.
É incompreensível, na opinião do senador, que um país tropical como o Brasil, com forte incidência solar e enorme potencial para produção de energia eólica, “não empreenda esforços no sentido de aproveitar essa energia e fique refém da fonte hidráulica”.
O incentivo à utilização de tecnologia para obtenção de energia limpa, além de aumentar a demanda por esse tipo de tecnologia, também estimulará a intensificação da pesquisa em busca de menores custos na produção, disse.
Wilson Santiago também fez um apelo ao governo por investimentos na recuperação de escolas de municípios paraibanos afetados pelo excesso de chuvas.
Fonte: Agência Senado