O projeto de Iram Saraiva que propõe que novos edifícios disponibilizem energia solar para aquecimeno da água foi aprovado.
O plenário aprovou em última votação, por unanimidade, matéria do vereador Iram Saraiva(PMDB) que obriga a colocação de sistema solar de aquecimento da água em novas construções.
O projeto altera o Código de Obras e Edificações exigindo que obras de imóveis não-residenciais sejam construídas prevendo o sistema.
Com isso edifícios que abrigarem escolas, clínicas,hospitais, academias de ginástica, hotéis entre outros que prestam serviço na capital, deverão equipar as instalações sanitárias com água aquecida com energia solar. Também residências que possuam mais de um banheiro deverão adotar a medida.
O objetivo, segundo o parlamentar, é aproveitar a energia solar que no nosso país é abundante, permanente, não gera poluição, além de preservar o meio ambiente, mas que é muito pouco explorada em nossa cidade. O projeto segue para sanção do Executivo.
A matéria foi elogiada por diversos vereadores, inclusive de oposição, como Maurício Beraldo(PSDB) que disse ser um projeto moderno e que atende aos anseios quanto à preservação ambiental.
Já, Santana Gomes(PMDB) sugeriu que os 35 vereadores se reunam no Paço juntamente com o prefeito Paulo Garcia para que a matéria seja sancionada e se torne lei o quanto antes. (Quézia Alcântara)