Argentina -A Câmara Municipal da cidade de Rosario aprovou o decreto que obriga e regulamenta a utilização da energia solar para produção de água quente.
A ordenanza é o resultado de um projeto de lei apresentado em 2005. A proposta da legislação se baseia na exigência de que as construções de novas edificações incorporem sistemas de aquecimento de água por energia solar. O objetivo é reduzir e evitar o consumo de combustíveis fósseis.
Enquanto que no projeto original o escopo contemplava tanto edifícios públicos como privados, a legislação resultante só tem efeito neste momento sobre novas construções de prédios públicos, mas sem dúvida é um importante primeiro passo para regulamentar a incorporação de energia solar na cidade.
“Um decreto deste tipo contribui para que Rosario seja pioneira num caminho de futuro para a energia sustentável e limpa, tornando-se uma das primeiras cidades a dar a sua contribuição concreta para a luta contra o aquecimento global”, disse Paul Bertinat, Coordenador de energia da Ecologist.
Quais os benefícios que o coletor ordenanza solar?
– empregos locais: a implementação desta tecnologia uma oportunidade para expandir um mercado local ainda muito pouco desenvolvido na região. Este pode ser composto de empresas de pequeno porte (micro, pequenas empresas ou oficinas) e grandes fábricas de equipamentos que são fáceis de fabricar.
– Meio ambiente: a substituição de combustíveis fósseis com captura de energia solar vai permitir a redução da emissão de gases de efeito estufa e também a uma redução da poluição local. Isso é importante dada a nossa responsabilidade pelas alterações climáticas e medidas de mitigação que estão sendo feitas em todo o mundo.