A energia fotovoltaica deverá representar, em 2019, 2% do total de produção eléctrica, a nível mundial. Os dados constam do relatório sobre o mercado das renováveis da Agência Internacional de Energia e foram apresentados durante a Conferência Europeia de Energia Solar Fotovoltaica (EUPVSEC) 2014, que terminou a 26 de Setembro.
A Agência adiantou ainda que, segundo o Roadmap de Tecnologia Fotovoltaica, esta fonte energética poderá representar até 16% do fornecimento global de eletricidade. De acordo com os cenários traçados, a capacidade fotovoltaica instalada total poderá chegar aos 4600 GW, produzindo valores na ordem dos 6300 TWh.
A EUPVSEC 2014 teve lugar em Amesterdã, de 22 a 26 de Setembro. Com a presença de 71 países e de 3000 profissionais do sector fotovoltaico, o certame dividiu-se em 87 conferências e oito eventos paralelos.
Durante a sessão da abertura, o ministro da Economia da Holanda, Henk Kamp, frisou a importância do sector para a economia do país. “No ano passado, a indústria solar holandesa gerou um volume de negócios de mil milhões de euros”, afirmou o governante, lembrando ainda que, além da inovação tecnológica, o sector necessita de mudanças sociais e económicas para se desenvolver.
A próxima edição do evento de referência para o sector europeu do fotovoltaico terá lugar em Hamburgo, Alemanha, entre os dias 14 e 17 de Setembro de 2015.
Fonte:http://edificioseenergia.pt/pt