O governo britânico anunciou, a 21 de Julho, o lançamento do programa de incentivo “Renewable Heat Premium Payment” (RHPP), disponibilizando 15 milhões de libras (cerca de 17 milhões de euros) para apoiar instalações de sistemas de aquecimento que utilizem fontes de energia renováveis. O incentivo vai entrar em vigor a partir de 1 de Agosto, e prevê-se que, até Março de 2012, apoie 25.000 instalações de caldeiras a biomassa, bombas de calor geotérmicas e coletores solares térmicos.
O programa deverá destinar-se a cerca de quatro milhões de casas na Grã-Bretanha que têm de utilizar formas de aquecimento mais carbónicas, tais como os aquecedores elétricos ou gás. Segundo o Department of Energy and Climate Change (DECC), o valor dos incentivos atribuídos vai variar entre as 300 libras (cerca de 339 euros) para a instalação de sistemas solares térmicos em todos os tipos de casa, independentemente do sistema de aquecimento utilizado, a 1.250 libras (pouco mais de 1.413 euros) no caso das bombas de calor geotérmicas para casas sem aquecimento a gás.
“Hoje começa uma nova era no aquecimento residencial, porque estamos tornando mais económico para as pessoas se tornem “mais verdes”, disponibilizando descontos sobre o custo dos eco-aquecedores”, anunciou o ministro para as Alterações Climáticas britânico, Greg Barker. De acordo com o político, o programa não só ajudará a reduzir emissões, como “também vai ajudar a criar um mercado de projeto, fabricação, venda, instalação e manutenção” de sistemas de aquecimento solar e de bombas de calor.
O RHPP surgiu em complemento ao “Renewable Heat Incentive” (RHI), disponível até o momento somente para o setor não residencial e funcionará com o pagamento de uma tarifa pelo calor renovável gerado (kWh). As candidaturas ao RHI estarão abertas a partir de a 30 de Setembro.
Adaptado de: http://www.climatizacao.pt/