Um projeto inteligente e estratégico foi apresentado ao Congresso Norte Americano último dia 6 de junho de 2011, pelos senadores Bernie Sanders e John Boozman Membros da comissão da nova economia e empregos verdes.
O projeto tem como objetivos reduzir o custo dos painéis solares residenciais, comerciais, bem como das instalações solares principalmente através da redução da burocracia e maior racionalização dos processos de licenciamento das instalações. Se aprovada, a legislação vai oferecer prémios e subsídios para as comunidades do país que mais rapidamente adotarem métodos mais eficientes para a instalação de painéis solares, bem como reduzir os custos das instalações residenciais e comerciais.
O projeto chamado de Os 10 milhões de telhados solares ainda tem a importante missão de ajudar o país a se tornar um competidor mudial no tema energia solar e algumas estimativas indicam que a legislação poderia cortar em mais de US $ 2500 o custo para instalação dos painéis solares.
“Com a redução do custo da energia solar e aumento de sua utilização, podemos criar centenas de milhares empregos bem remunerados no país”, disse o senador Bernie Sanders, em um comunicado. “Esta lei define também objetivos fortes para a produção de energia solar americana para garantir força e vigor necessários para competir com a China e Europa na geração de empregos solares.”
Enquanto os custos dos módulos fotovoltaicos vem caindo significativamente nos últimos anos, os custos das instalações solares, o que inclui licenciamento, codificação, custos legais e regulamentares, mantém-se elevados. A Nova Lei pretende racionalizar e padronizar os procesos de instalação solar para tornar mais barato e mais fácil.
Após o anúncio da nova legislação, Tyson Rohde, presidente e executivo-chefe da companhia a GoSolarUSA, disse: “a lei dos 10 milhões de telhados solares será um incentivo fantástico para a indústria nacional, que já é uma que apresenta um dos maiores crescimentos na América. Com o apoio federal, a energia solar está se tornando rapidamente uma opção realista para os americanos. A demanda para a energia solar já está elevada, e com uma redução dos custos de instalação e da burocracia , o Congresso pode ajudar a eliminar as emissões de carbono e criar milhares de novos empregos verdes “.