O governador Sérgio Cabral assina, nesta segunda-feira, o Decreto do Clima que, ao regulamentar a Lei 5.690, que criou a Política Estadual sobre Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável, estabelece as metas de redução, por setor econômico, das emissões de gases-estufa e a meta geral de redução estadual para 2030.
Na mesma cerimônia, o governador assina decreto estabelecendo uma política de apoio à produção de equipamentos utilizados na geração de energias solar (por células fotovoltaicas) e eólica.
Sancionada em abril do ano passado, a Política Estadual sobre Mudança do Clima e Desenvolvimento Sustentável especifica as adaptações necessárias para a mitigação dos impactos resultantes das mudanças climáticas no território fluminense, apontando medidas que contribuam para a redução da concentração de gases de efeito estufa na atmosfera. Agora, com o Decreto do Clima, ficam definidas as metas de redução e apontadas as fontes de recursos financeiros para a implementação das ações propostas.
Participam da solenidade o vice-governador e coordenador de Infraestrutura do Estado, Luiz Fernando Pezão, e os secretários estaduais do Ambiente, Carlos Minc, e de Desenvolvimento Econômico, Energia, Indústria e Serviços, Júlio Bueno.
Fonte: http://www.jb.com.br/