Um estado que pode comemorar uma boa política de geração de renda, de empregos , inovação e tecnologia por meio da aplicação da energia solar é Massachusetts, nos Estados Unidos. Com a 4a maior renda per capita país, o estado atingiu seu objetivo de implantar 250 MW de energia solar 4 anos mais cedo que o planejado e o governador Deval Patrick anunciou que a meta aumentou para 1,6 GW até 2020.
A energia solar instalada em Massachusetts gera energia suficiente para abastecer mais de 37 mil casas durante um ano, e quando comparada com a eletricidade gerada por combustíveis fósseis, é o equivalente a eliminar as emissões de gases de efeito estufa emitidos por 26 mil carros por ano.
Quando a nova meta de 1.600 MW for atingida de energia solar instalada vai gerar energia suficiente para abastecer cerca de 240 mil casas por ano – o equivalente a 97 por cento das famílias de Boston – e reduzir as emissões de gases de efeito estufa produzidos por cerca de 166 mil carros.
O estado possui iniciativas e políticas públicas específicas destinadas à energia solar incluindo o SolarizeMass e o programa comunidades verdes. Estes programas permitem que os residentes e as empresas de Massachusetts recebam incentivos para comprar ou alugar sistemas solares fotovoltaicos e os clientes também estão autorizados a vender a energia que não foi utilizada de volta à sua empresa de energia elétrica. Massachusetts está atualmente em sétimo lugar entre os estados dos EUA em termos de capacidade de energia solar instalada, de acordo com a associação de indústrias solares(SEIA).
Cabe destacar que a geração de empregos é uma vantagem do uso da tecnologia solar distribuída e há aproximadamente 4.500 profissionais solares que trabalham em 229 empresas no estado.