Até junho de 2013, o Estádio Governador Magalhães Pinto – o Mineirão – vai estar pronto para gerar energia elétrica a partir da luz do sol. Para isso, a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) lançou edital de licitação (disponível em http://compras.cemig.com.br/) para contratar empresas especializadas na compra e montagem dos módulos.

A iniciativa faz parte do programa Minas Solar 2014, da Cemig, que tem como objetivo instalar usinas solares fotovoltaicas, na cobertura de edificações que irão sediar eventos da Copa das Confederações, em 2013, e da Copa do Mundo Fifa 2014, a serem realizadas no Brasil.

De acordo com o gestor do programa e engenheiro da Cemig, Alexandre Heringer Lisboa, a previsão é de que a montagem no Mineirão inicie em setembro. “A usina terá potência aproximada de 1,5 MW e será composta por módulos de silício cristalino, montados sobre a cobertura de concreto do estádio”, explica Alexandre. A energia gerada, capaz de atender 1.200 consumidores com consumo médio mensal de 150 kWh, será injetada na rede de distribuição da Cemig, podendo abastecer o próprio Mineirão e ser comercializada com clientes livres.

Ainda segundo o engenheiro, a usina deve estar em operação já na Copa das Confederações. Ele destaca que, além do Mineirão, o Centro de Treinamento Esportivo da Pampulha, o Aeroporto de Confins e o ginásio Mineirinho também integram o Minas Solar 2014.

About Post Author

Deixe um Comentário