Nesta sexta-feira (4), acontece a apresentação do projeto Ekó House. É uma casa que funciona exclusivamente com energia solar, tanto térmica quanto fotovoltaica, montada no Instituto de Eletrotécnica e Energia (IEE) da USP. O evento acontece no auditório do IEE, na Av. Prof. Luciano Gualberto, 1289, na Cidade Universitária.

“A casa tem aproximadamente 47m² e é projetada para ter flexibilidade em seus quatro cômodos com o uso de persianas e móveis. A casa é o concorrente brasileiro no Solar Decathlon Europe 2012 (www.sdeurope.org), uma competição internacional onde 20 equipes de vários países projetam, constroem e colocam em funcionamento uma casa sustentável e com eficiência energética.

O Team Brasil é uma equipe transdisciplinar formada por estudantes e docentes de diversas áreas como: Arquitetura e Urbanismo, Engenharias Civil, Mecânica, Elétrica, Sanitária e Ambiental, Automação e Sistemas, de várias universidades do país como a USP, a UFSC, a UFRJ, a Unicamp, UFRN e o IFSC.

O Solar Decathlon é dividido em dez categorias que avaliam as inovações da casa, como sua capacidade de geração e eficiência energética, conforto, qualidade espacial e construtiva, entre outras. A competição acontecerá em Madrid, na Espanha e as casas serão transportadas para o local da competição.

A casa é feita em peças de cumaru e placas de OSB (oriented stranded board) que formam painéis. Esses painéis são preenchidos com lã de vidro para isolamento térmico. Como revestimento, são usadas placas cimentícias, e entre os painéis e as placas também é utilizado aerogel, um material fibroso de alta eficiência no isolamento térmico.

Em desenvolvimento desde o final de 2010, o projeto está em estágio de produção e montagem. A ideia é pesquisar sobre as chamadas Residências de Energia Zero (REZ), adaptadas ao nosso clima e sociedade, diminuindo o impacto ambiental.

About Post Author

Deixe um Comentário