O Solar Impulse 2, sucessor do avião 100% solar recordista, dará a volta ao mundo usando apenas energia solar em 2015, anunciou a dupla de empreendedores formada por Bertrand Piccard e André Borschberg na apresentação da aeronave, que teve lugar na Suíça na passada quarta-feira.

O projeto Solar Impulse foi lançado em novembro de 2003, tendo o protótipo original sido apresentado em junho de 2009. Os primeiros voos aconteceram em 2010 no espaço aéreo europeu e logo nesse ano a aeronave solar bateu três recordes (máxima altitude, duração e ganho em altura) da Federação Aeronáutica Internacional (FAI), para além fazer História ao tornar-se o primeiro avião alimentado apenas por energia solar a voar durante a noite.

Desde então, o Solar Impulse tem vindo a superar metas aeronáuticas cada vez mais ambiciosas, somando hoje um impressionante total de 8 recordes da FAI. Depois de ter protagonizado o primeiro voo solar intercontinental (2012) e de ter cruzado o continente americano (2013), a equipa do Solar Impulse aspira agora à superação do desafio supremo de dar a volta ao mundo usando apenas energia solar.

Para o conseguir, o modelo do Solar Impulse foi melhorado, dando origem ao Solar Impulse 2. O novo Solar Impulse possui uma envergadura de 72 metros (em vez dos 63,4 metros do primeiro protótipo), sendo as asas revestidas por 17.000 células fotovoltaicas (mais 5.000 que o modelo original) e pesando, no total, 2.300 quilogramas (um aumento de 700 quilogramas em relação ao modelo original).

O Solar Impulse 2 está equipado com quatro motores elétricos e duas baterias de lítio que serão carregadas durante os períodos de voo diurnos e fornecerão energia aos motores durante a noite, permitindo manter o avião no ar nas horas de escuridão.

A viagem de circum-navegação aérea do Solar Impulse 2 deverá durar 5 meses e prevê-se que tenha início em março. No total, o avião passará no ar 500 horas (o equivalente a 20,8 dias), sendo pilotado de forma alternada por Bertrand Piccard e André Borschberg de forma a cobrir uma distância de 35.000 quilómetros em aproximadamente 10 etapas.

Os testes para a aventura das aventuras, cuja superação se pretende que seja a prova suprema do enorme potencial das energias renováveis, começarão em maio/junho próximos.

“Se um avião pode voar noite e dia sem combustível, só com energia solar, ninguém poderá dizer que é impossível fazer o mesmo com os automóveis, o aquecimento, o ar condicionado e os computadores”, defendeu Bertand Piccard durante a apresentação do protótipo original, em 2009.

Fonte:http://naturlink.sapo.pt

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