A Bleninser, empresa espanhola de soluções energéticas sustentáveis, construiu em Pozuelo de Alarcón (Madri) um projeto inovador que combina energia geotérmica, solar térmica e fotovoltaica para uma residência de alto padrão. A energia geotérmica ganha cada vez mais espaço como uma alternativa para o futuro, e usa o solo como uma grande pilha de energia. Seu funcionamento baseia-se na troca de calor ou frio através da instalação de uma bomba geotérmica de calor. Neste projeto, a geotermia é complementada pelas duas outras fontes de energia renovável para aumentar a eficiência energética.
A casa tem 400 metros quadrados e está localizado no condomínio Monteclaro. A operação das três fontes de energia renovável ao mesmo tempo é bem simples. O consumo de 19 kW da bomba de calor geotérmico para gerar água quente sanitária, calefação e resfriamento da casa, além da climatização da piscina, são cobertos pelo sistema fotovoltaico. Os painéis de energia solar térmica apoiam a geotermia para atender os picos de consumo de calefação e água quente. A instalação é, portanto, autosustentável. Além disso, o excesso da energia gerada é utilizado para consumo em outras áreas da residência.
Antonio Martin, CEO da Bleninser, explica: “nós quisemos explorar as possibilidades oferecidas por uma combinação eficiente de energia geotérmica com outras energias renováveis no aquecimento da casa. Nossas medições indicam excelentes resultados. O cliente terá uma economia de até 90% nas contas de eletricidade e gás. ”
O trabalho envolveu a construção de uma zona de captação geotérmica fechada de 250 metros verticais, consistindo em dois furos de 125 metros de profundidade cada um. Ambos estão ligados por um tubo coletor horizontal. A instalação é complementada por 38 painéis fotovoltaicos colocados no telhado, junto com coletores solares térmicos.
Ano de conclusão: 2011
Localização: Urbanización Monteclaro (Pozuelo de Alarcón)
Obra: 250 metros perfurados em 2 poços de 125 metros e 38 painéis fotovoltaicos.
Instalação: aquecimento, climatização da casa e da piscina, água quente sanitária e eletricidade
Potência instalada: 19 kW de geotermia e 9 kW solar fotovoltaica
Fonte:http://www.engenhariaearquitetura.com.br