O novo trecho da Avenida Tancredo Neves, em via dupla, da Rua 1 até a Estrada dos Costas, na região do Inocoop, está sendo dotado de nova tecnologia de iluminação pública até então inédita no município. Trata-se de energia solar fotovoltaica. Essa energia é capturada por painéis individuais ao longo do dia. A carga acumulada é então transferida para uma bateria, que, por sua vez, aciona as 45 luminárias acopladas aos braços metálicos que as sustentam. O sistema apaga e acende automaticamente, dispensa o uso de fios e manutenção, funciona com baixo consumo e não tem custos para a municipalidade.
Considerando que a nova via é dupla, com 600 metros de extensão cada pista, a nova iluminação está sendo implantada num trecho de 1.200 metros lineares. A previsão da empresa responsável pela instalação e o investimento, a DRR, que também realizou as obras estruturais do sistema contra enchentes na região do Inocoop, é de concluir os trabalhos até o final desta semana.
A iluminação da via está inserida no contexto de obras complementares, de urbanismo e paisagismo, previstas no contrato assinado pela empresa. Além da iluminação, o termo previa a restauração e construção de calçadas na área compreendida pela obra, o paisagismo e a recuperação do asfalto, etapas também em andamento.
O prefeito Du Altimari disse que o sistema será avaliado pela prefeitura e poderá, eventualmente, ser utilizado em outros projetos de iluminação pública que venham a ser adotados no município. “Energia limpa, barata, de boa qualidade é o que toda cidade sustentável pode querer”, argumenta.
Fonte:http://www.canalrioclaro.com.br/