Equipamentos movidos a energia solar já podem ser utilizados. Iniciativa prevê instalação em toda a orla da Capital

Conhecida como a terra do sol, a Capital cearense será a primeira cidade do Nordeste a receber chuveiros movidos a energia solar. Dois deles foram distribuídos no aterro da Praia de Iracema, nas proximidades do Ideal Clube, onde funcionarão em fase de testes até o dia 20 dezembro. O projeto é da Prefeitura Municipal de Fortaleza e da iniciativa privada e tem como intuito disponibilizar as duchas em toda a orla da Capital a partir do próximo ano.

Dois chuveiros foram distribuídos no aterro da Praia de Iracema, nas proximidades do Ideal Clube, onde são testados até o próximo dia 20. As duchas ficam ao lado do calçadão, para serem utilizadas por desportistas e banhistas FOTO: BRUNO GOMES

Os equipamentos, ecologicamente corretos, já podem ser utilizados. A estudante Emanueli Damasceno afirma ter gostado do projeto. “Achei muito bom, já tinha comentado que aqui precisava de chuveiros e banheiros públicos”, conta.

A também estudante Patrícia Fernandes declara apoiar a ação, mas ressalta existir outros reparos a serem feitos. “Para revitalizar a praia é preciso ver a questão da limpeza, a poluição do mar e a segurança local”, diz.

Segundo a assessoria de imprensa da Secretaria Executiva Regional II (SER II), as duchas podem parar por alguns instantes por estarem em fase experimental. Em determinados momentos, elas também são desligadas para que seja feita uma avaliação dos técnicos sobre o desempenho dos equipamentos. No Brasil existem chuveiros desse tipo na orla das cidades do Rio de Janeiro e Florianópolis.

Expectativa

Depois da fase de testes, a expectativa é que seja feito um projeto para a implantação dos chuveiros sustentáveis em toda a orla, incluindo a Beira-Mar, Praia de Iracema e Praia do Futuro.

As duchas ficarão sempre próximas ao calçadão para que sejam utilizadas por desportistas, banhistas e turistas depois do banho de mar, para retirar o excesso de areia da praia ou apenas para minimizar o calor.

O sistema é ecologicamente correto e sustentável, já que o sol é empregado como fonte de energia para bombear a água do lençol freático, sem ruídos ou ligações clandestinas de água e de energia elétrica.

As bombas de sucção das duchas são enterradas na areia e os painéis com placas fotovoltaicas recolhem a água do lençol freático, transformando a luz solar em energia, que movimenta as bombas de captação de água. Assim, os banhistas têm uma ducha de água doce, limpa, sem consumo de energia elétrica ou danos à natureza.

Fonte:http://diariodonordeste.globo.com/

About Post Author

1 Response

  • Franciso Morais

    Srs

    Como responsável por esse projeto, informo que trata-se de PPP, parceria publico privada sem custos nenhum para a prefeitura local.
    Esse projeto também se adequa a parques, praças, condominios, resorts, campos de futebol, etc. etc.
    Estarei disponível nos telefones: 85 3271-1498 – 8971-5556 ou skype: f2express para dirimir quaisquer dúvidas que vierem a surgir.

    Atenciosamente,

    Francisco Morais
    diretor F2 EXPRESS ENERGY
    Fortaleza CE

    Reply

Deixe um Comentário