Além de trazerem a luz e o calor essencial para a vida na Terra, os raios solares podem ser aproveitados para a geração de eletricidade. Consciente disso e da responsabilidade que cada um possui no combate ao aquecimento global, em agosto a Fundação Torino instalou em suas dependências uma usina solar fotovoltaica.

O novo dispositivo produz mensalmente cerca de 1.200 kWh de energia elétrica (capaz de abastecer aproximadamente cinco residências de quatro moradores) e deve reduzir em torno de 10% o consumo de energia mensal de toda a escola. Além disso, a energia extra gerada, produzida principalmente nos dias que a escola não está em funcionamento, é utilizada na rede de energia da Cemig, sendo descontada posteriormente na fatura de consumo do colégio. A estimativa de retorno do investimento nos painéis fotovoltaicos é de aproximadamente quatro anos, e ele gera resultado por pelo menos vinte anos, prazo de validade dos painéis.

Apesar da notável redução no consumo da energia, o objetivo principal do investimento é evidenciar aos alunos os benefícios da utilização da energia solar e torná-la instrumento de estudo desses alunos.

“Através do programa de educação ambiental da Fundação Torino – Econscienza, optamos por implantar a usina solar fotovoltaica, que além de reduzir o consumo deenergia, tem o propósito de despertar nos alunos a conscientização da preservação ambiental. Várias atividades serão originadas a partir desse tema, por exemplo, a demonstração das possibilidades de energia para os alunos mais novos e para os mais velhos será também uma oportunidade valiosa de, a partir dos resultados gerados, avaliar as questões econômicas e de investimento”, conta Magno Braz, diretor administrativo da Fundação Torino.

O Econscienza, programa de educação ambiental da Fundação Torino, propõe a modificação da relação homem-natureza através da tomada de consciência de que o meio ambiente não pode ser considerado um espaço ilimitado e que os recursos naturais do planeta não são infinitos.

O programa não faz referência apenas aos conteúdos da Educação Ambiental, mas ao estudo do meio ambiente como ação que promove mudanças de atitudes e de comportamento em nível individual e coletivo. Além da implantação da usina solar fotovoltaica, outro exemplo de ação desenvolvida pelo colégio é a coleta seletiva, implantada em 2007, que consiste na coleta de papel, alumínio, óleo usado, pilhas e baterias, juntamente com um enfoque na luta contra o desperdício de água.

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