A empresa química Basf está construindo uma casa com eficiência energética, no bairro Campo Belo, em São Paulo.O escritório de arquitetura Athié Wohnrath é o responsável pelo plano e o Studio Equinócio é o responsável pelo projeto do sistema hibrido que gerará o calor necessário para abastecer a edificação. O parceiro tecnológico do projeto é a Bosch que forneceu um sistema de aquecimento solar de alto desempenho combinado com um sistema de aquecimento a gás com tecnologia de condensação ( Therm800S) onde o calor liberado na combustão é aproveitado para pré-aquecer a água de entrada sendo mais econômico e ecológico, reduzindo em até 30% o consumo de gás e a emissão de CO2 e outros gases. O sistema de aquecimento solar projetado permitirá obter uma economia ( fração solar) de 60% contribuindo para a redução de mais de 8,7 toneladas de CO2 na atmosfera.
A casa modelo terá dois andares e economizará até 70% de energia elétrica, em comparação a uma construção tradicional. As paredes serão feitas com placas de poliestireno expandido, preenchidas por concreto. Na construção, os produtos químicos utilizados aumentam a hidratação do cimento permitindo a redução no uso de água e emissão de CO2. Do lado de fora serão aplicadas tintas que refletem a luz e nas paredes internas tintas contra mofo e maresia.A instalação de vidros especiais garantirá a entrada de luz natural sem que o calor deixe local aquecido demais. Já a água da chuva será utilizada nas descargas de banheiros.
“O projeto traz muitas novidades e tecnologias para o mercado de construção brasileiro e nosso projeto de energia solar combina alta performance, eficiência energética e proteção climática e assegura nosso compromisso com a inovação e desenvolvimento da energia solar no Brasil, comenta o diretor do Studio Equinócio, Carlos Faria Café.