Uma nova central solar térmica está a ser construída em Chemnitz, na Alemanha, com o objectivo de ligar e abastecer a rede de aquecimento urbano (district heating) local existente.

As obras já começaram mas os colectores solares térmicos só deverão ser instalados numa segunda fase do projecto, no próximo ano. No total, a central compreenderá uma área entre 1 700 a 2 000 m2.

O sistema vai fornecer calor a uma temperatura de 80ºC, relativamente abaixo da temperatura da rede (máximo de 120ºC), o que resultará em menos perdas térmicas.

A nova central solar térmica vai contribuir para suprir 10% das necessidades de aquecimento anuais da rede. O projecto não prevê armazenamento sazonal, estando, por isso, apenas incluído um buffer de 1 000 m3.

A ligação a redes de aquecimento urbano representa apenas 1% da capacidade solar térmica instalada. Todavia, nos últimos anos, a utilização da energia solar térmica com ligação às redes urbanas de distribuição de frio e calor tem ganho popularidade, o que se deve principalmente aos baixos preços competitivos que podem ser alcançados.

A aposta nesta solução é particularmente evidente na Dinamarca: entre 2010 e 2012, foram construídas 18 centrais solares térmicas, o equivalente a uma capacidade total de 120 MWth, sendo que a maioria está acoplada a centrais de cogeração e não beneficiam de incentivos. Actualmente, as centrais solares térmicas para redes de aquecimento urbano totalizam 175 MWth de capacidade instalada no país e outros 250 MWth estão já planeados.

Fonte:http://edificioseenergia.pt/

About Post Author

Deixe um Comentário