Complexo de organização não lucrativa se tornou o maior do mundo desse tipo a receber certificação

Os edifícios da fundação Bill & Melinda Gates, projetados pelo escritório NBBJ na cidade de Seattle (Estados Unidos), acabam de receber a certificação LEED-NC Platinum, que é acreditada a novas construções. Concluída em março, a sede se tornou o maior complexo de uma organização não lucrativa com esse tipo de certificação do mundo.

Sede compreende dois edifícios envidraçados em forma de “V”

Os edifícios de 59,4 mil m² contam com 8 mil m² de cobertura verde, 3,8 milhões de litros de reservatórios para água da chuva, sistema de captação de luz solar e outros itens sustentáveis. A estrutura ocupa um terreno que antes servia como um estacionamento. Para melhorar a permeabilidade do local, o projeto previu a colocação de vegetação por todo o terreno.

A sede consiste em dois volumes principais em forma de “V”, com fachadas de envidraçadas. Entre os dois, há uma praça arborizada e com espelhos d’água. Por onde o visitante passar, haverá vegetação.

Segundo o escritório, o projeto começou com o objetivo de receber a certificação LEED Nível Prata, mas o projeto foi se tornando mais sustentável com o tempo. “Nosso principal objetivo foi projetar os edifícios certos para a equipe da fundação e para a comunidade ao redor. Aconteceu que as melhores soluções para os edifícios eram também as mais ‘verdes”, disse Margaret Montgomery, diretora de sustentabilidade no escritório.

Para alcançar a certificação, foram aplicadas soluções como sistemas de economia de energia através de sensores de iluminação e de ocupação da sala, uso de ventilação natural e utilização de vidros de alto desempenho. A água reservada durante o dia é utilizada nos edifícios e a noite fica estocada, resfriando os prédios. A água dos edifícios é aquecida através de 47 tubos coletores de luz solar no telhado. No total, as soluções reduzem em 40% a quantidade de energia utilizada e o investimento será pago em 30 anos. Na construção foram utilizados também materiais reciclados, assim como materiais da região.

Fonte:http://www.piniweb.com.br

About Post Author

Deixe um Comentário