A produção fotovoltaica no mercado nacional cresceu mais de 50% no mês passado, face a 2013, assumindo-se como a fonte de electricidade que mais cresce em Portugal.
A energia solar fotovoltaica foi a fonte de produção de electricidade que mais cresceu em Portugal no mês de Agosto, ao apresentar um crescimento de 54,1% face ao mesmo mês do ano passado, depois de em Julho já ter tido um crescimento homólogo de 37%, segundo números publicados pela REN – Redes Energéticas Nacionais.
Apesar deste crescimento, a energia solar continua a ser uma fonte residual no volume global de electricidade gerado em Portugal. Em Agosto, a produção fotovoltaica preencheu 2% do consumo eléctrico nacional. Em Julho, o peso das fotovoltaicas no consumo de electricidade do País rondou os 1,6%. As maiores fontes eléctricas continuam a ser as térmicas (carvão e gás natural), a eólica, a biomassa e a hídrica.
O aumento da produção fotovoltaica em termos homólogos espelha, sobretudo, o crescimento da capacidade instalada a partir de painéis solares, que em Agosto atingiu os 300 megawatts (MW).
A expansão das fotovoltaicas (que ainda apresentam em média um custo por megawatt hora superior aos preços de referência da electricidade no mercado grossista, devido à subsidiação das tarifas dos produtores solares) supera a das restantes fontes de electricidade em Portugal.
Segundo a REN, a produção das barragens em Agosto caiu 13,4%, a das mini-hídricas cresceu 6% e as eólicas aumentaram 5,9% em termos homólogos. Já ao nível da produção termoeléctrica (sobretudo a partir do carvão) houve uma subida de 1,2% face ao volume gerado em Agosto do ano passado.
Devido aos desequilíbrios entre a oferta das centrais nacionais e o consumo do País, a rede portuguesa teve ainda de importar em Agosto uma parte considerável (mais de 13%) da electricidade. Mas o volume importado em Agosto, de 517,5 gigawatts hora (GWh), foi 21% inferior ao do mesmo mês do ano passado.
Consumo eléctrico recuperou no mês passado
Os dados da REN apontam para uma recuperação do consumo em Agosto. No mês passado o consumo de electricidade em Portugal foi de 3.842 GWh, ainda 2,6% abaixo de Agosto de 2013. Em Julho o consumo apresentava uma queda em termos homólogos da ordem dos 3,5%.
Considerando os dados adaptados às variações de temperatura e de dias úteis, a REN reporta que em Agosto o “consumo corrigido” de electricidade em Portugal subiu 1,4% face ao ano passado, depois de em Julho o mesmo consumo (também corrigido) ter apresentado ainda uma variação homóloga negativa de 0,3%.
Nos primeiros oito meses do ano, no total, o consumo de electricidade em Portugal ascendeu a 32.401 GWh, menos 0,4% do que no mesmo período do ano passado. Os números de Agosto da REN, no entanto, são ainda provisórios.
Fonte:http://www.jornaldenegocios.pt/