A procura de eletricidade em mercados emergentes de tecnologias solares como a China, Coréia do Sul, Índia e países do sudeste asiático continuará a crescer e a China será responsável por grandes investimentos nos mercados solares fotovoltaicos.
O mercado de energia fotovoltaica chinês registrou um autêntico boom em 2010, com o crescimento da capacidade instalada de 520 megawatts (MW). A capacidade total instalada na China chegou a 893 MW, mais que dobrando em apenas um ano. A associação européia de enegia fotovoltaica (EPIA) espera que este número cresça entre 750 MW e um gigawatt (GW) em 2011. Se essa expectativa for atendida, a China vai cruzar o limiar do gigawatt solar e subir para a liga da primeira divisão das nações mais solares do planeta. Os planos chineses são ambiciosos e contundentes pois o país tem uma meta apontando para 5 GW de capacidade de energia solar até 2015, e 20 a 30 GW até 2020.
O governo chinês vem aumentando efetivamente os investimentos no setor de energia solar e diversas iniciativas vem sendo tomadas pelo governo, que incluem a promulgação de uma lei de energias renováveis, a introdução de programas de tarifas prêmio em suas províncias ( feed-in), o programa de geração distribuída dos telhados solares e o já em curso programa de eletrificação solar rural.
Atender a demanda de eletricidade do futuro com maior segurança energética, diminuindo a sua líderança mundial nas emissões de CO2, a busca de uma economia de baixo carbono, estão entre o rol de boas razões que estão dirigindo o crescente apoio do governo central chinês na implantação de aplicações locais da energia solar fotovoltaica. Como resultado, no ano passado o mercado interno chinês cresceu aproximadamente 300% em relação a 2009 e deve crescer por outra 150% em 2011.
Um robusto mercado doméstico de energia solar que se mostra poderoso ao criar amplas oportunidades de negócios intensa geração de empregos, inovações tecnológicas e abre as portas internacionalmente para empresas experientes em conjunto com empresas locais atuarem na oferta de soluções solares turnkey.