O barco solar do WWF começou em Alicante sua excursão pela costa do Mediterrâneo, com o objetivo de se tornar um “embaixador” do movimento de energias renováveis ​​e esclarecer os cidadãos sobre a necessidade de promover o seu desenvolvimento na Espanha.

Esta iniciativa faz parte da campanha itinerante de educação, treinamento e sensibilização do WWF chamada “Renowatio, mover-se com o Sol.” (Renowatio, muévete con el Sol). O catamarã com a bandeira do Panda, com 14 metros de comprimento e 12 toneladas, prevê uma turnê de 1000 milhas pela costa, impulsionada apenas pela energia solar, sem gerar emissões de CO2, agindo como um símbolo do movimento sinalizando a prioridade que deve ser dada às energias renováveis ​​no país.

A viagem vai durar todo o verão e têm escalas entre os meses de Julho, Agosto e Setembro em portos de nove localidades da costa, permanecendo quatro dias em cada um deles. Nesses pontos, haverá não só o navio para chamar a atenção de turistas, mas também um balcão de informações onde serão organizadas atividades para públicos diferentes.

Serão realizados pequenos workshops com experimentos que facilitam a descoberta das energias renováveis e exposições de brinquedos a fim de apresentar de uma forma simples as vantagens das fontes de energia limpa. Além disto alguns locais contarão com fornos solares, turbinas eólicas, usinas de energia solar em miniatura e palestras informativas sobre o tema.

O WWF informou que todos os que participarem das atividades serão elegíveis a um lugar para velejar no catamarã solar, equipado com 65 m2 de painéis solares fotovoltaicos.

Para cumprir o calendário, a iniciativa contará com a colaboração de vinte voluntários por todo o país, que irão incentivar a participação em cada uma das cidades e estabelecerão uma ponte direta com os cidadãos. Além disso, graças ao apoio da empresa Byd , a equipe ainda terá disponível para viajar por terra um veículo elétrico que está começando a ser distribuído na Espanha.

Por sua parte, o secretário do WWF na Espanha, Juan Carlos del Olmo, disse que “é imperativo uma mudança do modelo energético, já que não se pode mais contar com os combustíveis fósseis, como está sendo demonstrado.”

Veja o vídeo

Para mais informações
http://www.elperiodiconautico.com/

About Post Author

Deixe um Comentário