Uma nova usina fotovoltaica será construída na cidade de Tubarão (SC) e deve gerar 3 MWp a partir do primeiro trimestre de 2014. O projeto é uma iniciativa conjunta da catarinense Tractebel Energia; do grupo de pesquisa fotovoltaica da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e 12 empresas parceiras. No total, o projeto demandará R$ 56,3 milhões, ocupará 10 hectares e terá 19 mil painéis fotovoltaicos, posicionados no lugar de uma das bacias de cinzas do Complexo Termelétrico Jorge Lacerda, hoje desativadas.

A parceria inclui também mais oito módulos de avaliação de 70 kWp, em diferentes regiões do Brasil. Cada módulo e a usina testarão sete diferentes tecnologias fotovoltaicas para identificar quais são as mais eficientes, conforme cada condição climática.

Segundo o presidente da Tractebel, Manoel Zaroni, o intuito é avaliar o potencial de geração solar no Brasil e a sua complementaridade com outras fontes de energia, como hidrelétrica, termelétrica e eólica.

A fim de envolver o público, a Tractebel está realizando uma campanha pelo site www.tractebelenergia.com.br/usinasolar para as pessoas escolherem o nome da usina.

Fonte:http://www.petronoticias.com.br/

About Post Author

Deixe um Comentário