O CEO da EDP Renováveis (EDPR). João Manso Neto, falou ao Dinheiro Vivo sobre a nova aposta da empresa: a energia solar. Depois de anos a construir parques eólicos, o novo presidente executivo da Renováveis diz que agora o objetivo é começar a apostar no solar em todos os países onde já estão. Basta que os diferentes quadros regulatórios sejam vantajosos e claro, que haja sol.

A EDPR anunciou na semana passada que estava a construir 39 MW solares na Roménia, mas um jornal local falava que tinham comprado 66 MW…
Nós comprámos esses 39 MW e temos ainda a opção de compra para mais cerca de 20 MW, por isso deve ser daí que surgem os 66 MW.

E qual o investimento nesses 39 MW já em obra?
Não podemos divulgar por questões contratuais.

A aposta no solar veio para ficar?
Nós só faziamos vento, mas entretanto o preço do solar baixou muito e passou a ser vantajoso. Além disso, fazer solar é mais simples do ponto de vista técnico e ambiental.

E o objetivo é fazer parques solares apenas nos mercados onde os quadros regulatórios são melhores?
Podemos fazer solar em todos os mercados onde já estamos, desde que os quadros regulatórios sejam vantajosos e claro, que haja sol. Tal como na liberalização do mercado de gás e eletricidade, também no negócio das renováveis o objetivo é dual.

Quer dizer que podem fazer parques solares, por exemplo, nos EUA onde são grandes nas eólicas?
Claro que podemos fazer solar nos EUA.

E tendo em conta os novos acionistas chineses estão já a preparar algum tipo de parceria nesse sentido?
Como sabe, os chineses são já líderes na construção de paineis solares e por isso estamos, obviamente, a estudar formas de parcerias, mas ainda estamos a trabalhar nisso.

Fonte:http://www.dinheirovivo.pt/

About Post Author

Deixe um Comentário