Companhia, em parceria com espanhóis, projeta construir primeiro parque no Ceará, com 5MW de potência, em 2012
Por Wagner Freire- A Manserv, companhia com larga experiência em serviços industriais, agora vai investir em energia solar fotovoltaica no Nordeste do Brasil. A empresa “Sistema de Energia Renovável” (SER), resultado de uma parceria com o grupo espanhol Assyce, pretende somar em seu portfólio solar 600MW de potência instalada, distribuídos pelos estados da Bahia, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará.
De acordo com o presidente da nova companhia, David Fontes, que também é diretor da divisão de Engenharia da Manserv, a SER pertence metade aos brasileiros e metade à Assyce. Os espanhóis entraram com a tecnologia e a Manserv com a expertise na área de serviços industriais.
“Nossa ideia é fazer mix no que tange a mão-de-obra e construção do parques fotovoltaicos. A princípio, quem irá levantar os parques serão os espanhóis. No entanto, queremos também entrar nesse ramo”, disse Fontes. O executivo salientou que a SER terá vida própria e que, apesar da participação internacional, será uma empresa brasileira.
Até o final de 2012 a SER quer colocar em funcionamento seu primeiro parque fotovoltaico, com 5MW, no Ceará. “No momento estamos trabalhando na finalização desse orçamento”, adiantou o executivo. Segundo Fontes, a Manserv estava estudando esse nicho de fontes renováveis há algum tempo.”Fomos à Europa buscar algumas parcerias. Acabamos identificando esse parceiro [Assyce], que já demonstrava vontade de investir no Brasil. Achamos que a estratégia deles se adequava com a realidade brasileira”, contou.
De acordo com Fontes, a divisão de energia da Manserv “também está estudando outros investimentos na área de energia, como geração através de resíduos, eólicas e pequenas centrais hidrelétricas (PCHs)”. “Estamos abertos para essas atividades, mas a que está mais perto é a solar fotovoltaica”, concluiu.