O ministro de Minas e Energia, Edison Lobão, anunciou nesta terça-feira (03/09), durante a abertura do Brazil Windpower, no Rio de Janeiro, que a energia solar também será incluída no próximo leilão A-5, previsto para acontecer no dia 13 de dezembro. Lobão explicou que a entrada da fonte no certame vem com o intuito de diversificar as energias renováveis na matriz brasileira.
A energia solar marcará a sua estreia em um leilão regulado no A-3, que está marcado para 18 de novembro. Na ocasião, quando foi anunciada sua inclusão, agentes ouvidos pelo Jornal da Energia afirmavam que a melhor opção para a fonte era a sua inclusão no A-5, por oferecer um período maior para consolidação da indústria de equipamentos para geração solar no Brasil. Este tipo de leilão prevê o início do suprimento em cinco anos.
Além da solar, outra fonte que não estava inicialmente prevista mas também fará parte do A-5 de dezembro é a eólica. O anúncio foi feito na semana passada pelo MME. O resultado considerado positivo pelo mercado do Leilão de Energia de Reserva (LER), realizado em agosto, foi decisivo para a inclusão.
Fonte:http://www.jornaldaenergia.com.br/