A Universidade de Lisboa (UL) vai começar a produzir energia solar. A instituição de ensino superior prepara-se para inaugurar amanhã as suas primeiras centrais fotovoltaicas e prevê ter mais de dez mil painéis solares instalados já em Outubro, o suficiente para abastecer 1.600 famílias.

Márcia Vila, diretora do serviço de sustentabilidade da cidade universitária, disse à agência Lusa que os painéis já estão instalados nas coberturas dos edifícios abrangidos pela primeira parte do projeto e em fase de ligação.

Amanhã vai ser feita uma apresentação pública do projeto de mini produção de energia e da eficiência energética dos edifícios da universidade, sem custos e com partilha das receitas obtidas com a venda de energia eléctrica à rede.

A universidade tem mais de 30 edifícios e o objectivo do projeto é abranger o máximo possível, para que todas as unidades orgânicas (faculdades e refeitórios) tenham uma central fotovoltaica instalada, explicou Márcia Vila.Atualmente, está a ser efetuada a ligação de quatro unidades de produção de eletricidade.
Tanto quanto se sabe, os painéis fotovoltaicos (os primeiros 2.627) estão a ser instalados na cobertura dos edifícios, nos parques de estacionamento e nas áreas de lazer.

A diretora afirmou que os equipamentos, vão produzir cerca de 1.028 Gwh de energia renovável por ano, evitando assim a emissão anual de 12.106 toneladas de dióxido de carbono (CO2)

Adaptado:http://jornaldeangola.sapo.ao/

About Post Author

Deixe um Comentário