Brasília – O Governo do Distrito Federal do Brasil está a estudar a experiência portuguesa na área das energias renováveis com o objectivo de vir a instalar um parque tecnológico em Brasília para desenvolver o sector fotovoltaico.
A Secretaria de Assuntos Estratégicos (SEAE) do Distrito Federal informou quarta-feira que recebeu o presidente da Câmara Municipal de Moura e o presidente da empresa Lógica Energia, gestora do Parque Tecnológico da cidade.
Durante a reunião, foi determinada a instalação de um grupo de trabalho que irá estudar a transferência de tecnologia fotovoltaica da cidade portuguesa de Moura para o Distrito Federal, segundo a SEAE.
Também participaram no encontro a Câmara de Comércio Brasil-Portugal em Brasília e a Companhia Energética de Brasília.
De acordo com o Governo do Distrito Federal, a construção do parque tecnológico deixará a população protegida de interrupções de energia.
Actualmente, a maior central fotovoltaica do mundo com seguidores (dispositivos que acompanham a trajectória solar) está situada na freguesia alentejana de Amareleja, no concelho de Moura.
A SEAE realçou que Brasília também apresenta vantagens para o uso desse tipo de energia, dado que é uma das regiões com maior incidência de radiação solar do mundo.