Planta fotovoltaica de Tauá foi inaugurada oficialmente nesta quinta (4) com 1MW; em 2012, usina dobrará capacidade

A MPX Energia anunciou nesta quinta-feira (4/8) que vai expandir a usina solar fotovoltaica de Tauá (1MW), instalada no município de mesmo nome, no Ceará. A revelação aconteceu durante o evento oficial de inauguração da planta, que começou a gerar energia em período de testes no final de maio. O projeto de ampliação é fruto de um acordo com a GE, que vai fornecer todo o pacote de equipamentos e sistemas de tecnologia para que o empreendimento passe a somar 2MW de capacidade. Os trabalhos serão iniciados ainda neste mês e a previsão é de concluir as obras no primeiro trimestre de 2012.

“A GE orgulha-se de fazer parte do negócio de energia solar no Brasil. A possiblidade de utilizar um recurso natural e renovável para gerar energia para milhões de brasileiros vai de encontro aos ideais da GE, que busca aumentar o acesso e qualidade de vida, por meio de produtos e soluções nos mais de 100 países em que atua”, destacou o presidente e CEO da GE na América Latina, Reinaldo Garcia.

A usina de Tauá ocupa uma área de 12 mil metros quadrados e conta com 4.680 painéis fotovol­taicos, que absorvem a luz do sol para transformação em energia elétrica. A unidade recebeu investimentos de cerca de R$ 10 milhões, sendo US$700 mil financiados pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Com a expansão, mais 6,9 mil painéis serão instalados, completando 11.580 módulos.

“A MPX é pioneira em energia solar no Brasil e investiu por acreditar no desenvolvimento dessa fonte no médio e longo prazo. Com a GE, impulsionamos o nosso empreendimento, previsto para chegar a 50 MW”, afirma o presidente da MPX, Eduardo Karrer. A empresa, controlada pela holding EBX, do magnata Eike Batista, possui autorização da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e do órgão ambiental estadual, o Semace, para a ampliação até 5MW. Segundo a GE, o acordo fechado com a MPX prevê sua participação também nas futuras expansões da unidade.

Além dos painéis, a GE irá fornecer estruturas de suporte, inversores BrillianceTM, transformadores, engenharia de montagem e sistemas de monitoramento e controle SunIQTM. A companhia destaca que a contrato com a MPX marca sua entrada no mercado brasileiro de energia solar.

Fonte:http://www.jornaldaenergia.com.br

About Post Author

Deixe um Comentário