Um fundo de 15 milhões de dólares, anunciado na semana passada, é a nova arma do governo norte-americano para expandir a tecnologia fotovoltaica no país. A iniciativa surge como um apoio às comunidades no desenvolvimento dos seus planos plurianuais e na obtenção de electricidade a partir de fontes de energia renovável.
Este é mais um passo no objectivo governamental de duplicar a produção de energias limpas em 2020. Para isso, o fundo irá financiar o novo programa Solar Market Pathways, que visa reforçar programas de energia solar comunitários ou iniciativas locais de financiamento – apoiando-se em parcerias público-privadas, por exemplo.
A iniciativa, que é fruto de uma parceria entre o Departamento de Agricultura, Departamento de Energia (DoE) e a Associação Cooperativa Eléctrica Rural pretende que as comunidades locais consigam desenvolver mecanismos de financiamento e criar novos programas para famílias e empresas.
Também as propriedades federais e bases militares vão poder usufruir de novos estímulos à utilização de energia solar. Através do novo Capital Solar Challenge os complexos subsidiados pelo governo são instigados a recorrer a esta fonte de energia.
Já do lado do exército, está previsto um projecto de instalação de painéis solares que irá cobrir à volta de um quarto das necessidades eléctricas da base militar de Fort Huachuca (Arizona), constituindo mais um passo no compromisso assumido de desenvolvimento de 3 GW de energia renovável em 2025.
2,5 mil milhões de dólares em garantias de empréstimo foram, ainda, solicitados pelo DoE dos Estados Unidos para que possam ser levados a cabo projectos de energia solar inovadores, com foco na geração distribuída de energia.
O pacote de novas medidas apresentado faz parte do Plano de Acção Climática, que ambiciona a instalação de 100 MW de energia solar, em 2020, nas coberturas de habitações subsidiadas pelo governo – o triplo da capacidade actual.
Recorde-se que os Estados Unidos conseguiu um total de 13 GW de instalações solares no ano passado.
Fonte:http://edificioseenergia.pt