A presidente Dilma Rousseff informou hoje que, a partir de 2013, o consumidor de energia residencial que tiver excedente de geração de energia de fonte própria, como energia solar, vai acumular créditos para descontar da conta de luz elétrica.
Na coluna semanal ´Conversa com a Presidenta´, Dilma responde a questionamento do dentista Ycaro Kallyo Rangel Lopes, de Caicó (RN), interessado em detalhes sobre incentivos do governo ao consumidor individual ´que queira investir em energia solar para seu consumo´.
Dilma destacou que, recentemente, a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) publicou a resolução normativa nº 482/2012, que regulariza a questão. ´Incentivamos a geração de energia por fontes renováveis no Brasil, inclusive a micro e a mini geração, entre elas a solar´, disse Dilma.
A regra da Aneel diz que o consumidor poderá acumular créditos em energia, válidos para desconto em até 36 meses. O consumidor interessado em aderir ao sistema de compensação poderá procurar a concessionária de seu município, a partir do ano que vem.
Dilma citou dados que levou à Conferência Rio+20, como o fato de 45% da energia consumida no Brasil ser renovável, ´incluindo a que move automóveis e máquinas, enquanto a média internacional é 13%. Na geração de eletricidade, nossa média sobe para 86%´, afirmou ela.
Fonte:http://www.faxaju.com.br