Como parte da Iniciativa SunShot, o Departamento de Energia norte-americano anunciou o aporte de recursos em 2012, da ordem de 9 milhões dólares para que as cias de energia e operadores da rede nacional melhorem a previsão de quando, onde e quanto as usinas solares no país irão produzir e injetar energia na rede. Com estes estudos, os operadores do sistema de potência poderão integrar mais energia solar à rede de eletricidade e garantir a entrega econômica e confiável de energia renovável para famílias e negócios americanos. Este financiamento confirma o compromisso da Administração Obama para o reforço da segurança energética do país, expandindo o mercado de energia solar.

A saída de uma usina de energia solar depende diretamente da quantidade de luz solar que atinge os painéis solares e mudanças nas condições climáticas podem causar variações na produção de energia. Melhorias das tecnologias de previsão permitirão uma melhor avaliação de quando as nuvens e outros fatores relacionados ao clima irão reduzir a intensidade da luz solar em instalações solares. Por sua vez, esta informação irá permitir que os operadores da rede elétrica antecipem as mudanças na produção de energia solar e tomem medidas para garantir a estabilidade da rede elétrica nacional melhorando a confiabilidade de seus sistemas e reduzindo os custos de integração das usinas solares à rede.

A iniciativa SunShot é um esforço colaborativo nacional para tornar os custos de energia solar competitiva com outras formas de energia até o final da década. Inspirado no programa “Moon Shot” criado pelo Presidente Kennedy programa que colocou o primeiro homem na lua, a Iniciativa SunShot criou um novo impulso para a indústria da energia solar, destacando a necessidade de competitividade americana na corrida das energias limpas.

Adaptado de http://apps1.eere.energy.gov

About Post Author

Deixe um Comentário