A Chesf lança nesta sexta-feira (15/3) chamada pública para receber propostas de projetos de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), em energias renováveis, a serem aplicados no arquipélago de Fernando de Noronha (PE). Os projetos deverão apontar para a sua aplicabilidade futura em outras situações e em larga escala, contribuindo para diversificação da matriz energética nacional.

Os temas dos projetos a serem apresentados por universidades e centros de pesquisa são “Geração de energia elétrica a partir de resíduos sólidos urbanos”, “Energia solar”, “Energia eólica”, “Energia das ondas, correntes e marés”, “Acumulação de energia”, “Eficiência energética”, “Despacho ótimo de geração de energia” e “Mobilidade elétrica”.

As características e necessidades apresentadas pelo arquipélago quanto à diversificação de sua matriz energética, aliadas aos interesses da Chesf em prospectar alternativas sustentáveis de geração de energia elétrica são os motivadores da chamada.

Junto ao lançamento da chamada pública, a estatal comemora 65 anos de atividades no setor elétrico brasileiro. A íntegra do edital se encontra disponível no canal dedicado à P&D no Portal Chesf e o prazo para a entrega das propostas é até o dia 10 de maio.

Outros projetos
Em fevereiro deste ano, o projeto de Pesquisa & Desenvolvimento (P&D) foi aprovado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com orçamento de R$ 45 milhões, para a criação de Plataforma de Valorização Energética de Resíduos em Pernambuco e laboratório especializado em biogás.

E a empresa já tem em pleno andamento o projeto que prevê a instalação de Plataforma Solar em Petrolina (PE), com capacidade de 3 MW, e centro de pesquisa que, segundo ela, estará entre os mais representativos do País para estudos nessa área.

Fonte:http://www.jornaldaenergia.com.br/

About Post Author

Deixe um Comentário