Atenas, Berlin, Bratislava, Bruxelas, Haia, Lisboa, Madrid, Paris, Praga, Roma, Sófia, Estocolmo, Viena, Varsóvia, 15 de Novembro de 2012 – Mais de 20 parceiros integram um programa à escala europeia para identificar soluções para uma maior integração da energia solar fotovoltaica na Europa, particularmente ao nível da distribuição.
O novo projecto PV GRID tem a duração de dois anos, terminando em outubro de 2012. O projecto é financiado pelo programa europeu European Commission’s Intelligent Energy for Europe.
O PV GRID pretende contribuir para a superação de desafios reguladores e normativos, ligados à integração de uma maior quota de energia fotovoltaica no sistema de distribuição europeu.
O Consórcio PV LEGAL identificou a integração dos sistemas fotovoltaicos na rede como uma das principais barreiras ao franco desenvolvimento do setor na Europa. Recentemente surgiu uma situação completamente nova em alguns países europeus, onde as redes de distribuição têm que lidar com quotas muito altas de geração fotovoltaica, levando a novos desafios técnicos, económicos e administrativos.
O projeto PV GRID sucede-se ao projeto PV LEGAL, concluído em fevereiro de 2012. O PV LEGAL, um projeto de referência do Intelligent Energy Programme, foi bem-sucedido na eliminação da carga administrativa na instalação de sistemas fotovoltaicos na Europa. O PV GRID é um projeto criado pelo mesmo consórcio, assenta na cooperação com o PV LEGAL, visando a eliminação de barreiras relacionadas com a rede, que surgiram em consequência da implementação célere da tecnologia fotovoltaica na Europa.
O Consórcio PV GRID inclui ainda outros intervenientes de maior âmbito do setor da distribuição elétrica, de forma a abranger questões específicas da gestão da rede de distribuição e sua regulação.
O projeto é coordenado pela German Solar Industry Association (BSW-Solar) e integra mais treze associações nacionais da indústria fotovoltaica; a European Photovoltaic Industry Association (EPIA); três Operadores do Sistema de Distribuição (DSOs); a eclareon Management Consultants; o European Distributed Energy Resources Laboratories e. V;. e COMILLAS Pontifical University.
O trabalho do PV GRID estará disponível a partir de agora em: www.pvgrid.eu