O governo nicaraguense apoia hoje a construção da primeira planta de energia solar fotovoltaica do país e a maior da América Central, com um investimento de 12 milhões de dólares doados pelo Japão.
Cerca de 534 painéis dispostos para captar energia solar permitirão a geração de eletricidade aos habitantes de 1.200 casas da zona rural de Diriamba, a aproximadamente 35 quilômetros desta capital, informou hoje O Novo Diário.
O prefeito da cidade, Bismarck Pérez, explicou ao jornal que este projeto fotovoltaico de energia renovável abarcará 57 porções de terra e esperam que possa começar a funcionar já no próximo mês de novembro. A obra conta também com uma contrapartida monetária do governo cedida através do Ministério de Energia e Minas.
Segundo o engenheiro Marvin Aleman González, chefe de campo do projeto, a temporada de chuvas não constitui um problema para gerar energia solar, pois esta é armazenada em baterias para suprir a demanda.
Além disso, a usina permitirá diminuir a dependência da energia térmica, gerada com petróleo, e criará lucros calculados em 100 mil dólares anuais, quantia que será investida em projetos sociais para as comunidades vizinhas, precisou o jornal.
Depois da inauguração do megaprojeto fotovoltaico que deverá produzir 50,5 megawatts, as autoridades municipais planejam permitir a visita dos estudante e do público interessado em conhecer de perto uma obra amiga do meio ambiente.
lac/msm/es