Já existem em Portugal 16 mil microprodutores solares. Segundo dados da Associação Portuguesa da Indústria Solar (APISOLAR),entre 2008 e 2011, a microgeração foi responsável por cerca de 57MW, 98% dos quais realizados com sistemas solares fotovoltaicos.

A microgeração ou micro-produção, consiste em produzir electricidade para venda à EDP, através de instalações de baixa tensão e pequena potência como painéis fotovoltaicos, microturbinas, e outras tecnologias.

As instalações de microprodução com tarifa bonificada podem utilizar sistemas de produção de eletricidade com tecnologia solar, eólica, hídrica ou de cogeração a biomassa. Contudo, a solução mais rentável é a tecnologia solar fotovoltaica, uma vez que é a energia produzida a partir destes painéis é vendida a quase três vezes o preço de consumo de electricidade. Estes sistemas utilizam painéis fotovoltaicos para converter diretamente a radiação solar em energia eléctrica. Existe ainda tecnologia dos painéis solares térmicos que transformam radiação solar diretamente em energia térmica para o aquecimento de água e outros fins. Quem aderir a esta tecnologia, pode ver a sua conta mensal baixar logo até 70%.

Fonte:http://www.apisolar.pt/

About Post Author

Deixe um Comentário