Decorre jornada científica sobre ecossistema
Benguela – Uma jornada científica com o tema “Ecossistema de Benguela, contributo multidisciplinar para uma utilização sustentável” decorre desde hoje, nesta cidade, sob promoção da Universidade Jean Piaget-Pólo de Benguela.
Segundo a moderadora do encontro, Patrícia Araújo, que falava na abertura do evento, as jornadas decorrerão até 29 deste mês, “através de várias ciências incluídas”.
Disse pretenderem com a jornada contribuir na consciencialização e preservação do planeta terra, de modo geral, e em particular da província de Benguela.
Avançou que a universidade Jean Piaget pretende ainda no final das dissertações editar um livro sobre as primeiras jornadas científicas, com vista a perpetuar os ensinamentos e conhecimentos transmitidos pelos prelectores.
Durante o encontro, serão abordados os temas “O deserto avança”, “Para um humanismo ecológico em Benguela”, “A natureza nada faz inutilmente” e “As unidades carbonatadas cretácicas da região do Lobito: caracterização, exploração e o seu impacto para o ambiente”.
“Energia solar: uma solução para o problema energético nacional”, “Ecossistema de Benguela caracterização ecológica do biócoro da Baía-Farta”, “Planificação e programação de refinaria para produção de gasolina” e “Socializar para a ecologia: a construção do paradigma”.
A primeira jornada científica daquela universidade contará com 21 prelectores e seis moderadores, entre portugueses e angolanos, e estão ser apresentadas em dois auditórios, sendo um deles em videoconferência.
A Universidade Jean Piaget-Pólo de Benguela existe há sete anos e controla mais de quatro mil estudantes, em três turnos.
fonte: http://www.portalangop.co.ao/