Desde que começou a ficar na mira de fogo dos militantes que alertaram sobre as condições de trabalho na China e a forte dependência de combustíveis fósseis a Apple se revolucionou e agora está levando outras empresas de tecnologia a assumirem o controle de sua própria fonte de energia e expandir o uso de energia renovável. A Apple pretende converter todos os seus centros de dados para a energia limpa. Uma das usinas solares da Apple está localizada no centro de dados da empresa em Maiden e é composta por impressionantes 55.000 painéis solares que acompanham o movimento do Sol e ocupam uma área de 400 mil metros quadrados.

Interessante notar que os centros de dados com sua alta densidade de dados nos servidores e requisitos para manter as condições de clima controlado, são devoradores de energia. Alguns usam tanta energia como uma pequena cidade. No caso da Apple, o centro de dados da Carolina do Norte no qual foi instalado a usina solar exige tanta energia quanto à necessária para abastecer 14.000 lares.

O simples ato de carregar um smartphone ou um tablet demanda relativamente pouca energia elétrica, mas ver uma hora de vídeo (streaming) na internet a cada semana durante um ano consome quase tanta energia como operação de duas geladeiras em um ano tudo por causa dos centros de dados.

“Em determinados dias toda (100%) das necessidades de energia dos centros de dados estão sendo gerados pela energia solar e pelas células de combustível. A Apple já constrói uma segunda fazenda solar e anunciou planos para uma terceira usina , todas mais ou menos do mesmo tamanho, para manter-se limpa com o crescente uso de dados em todo o mundo. Além da tecnologia solar fotovoltaica, a empresa também opera com as células de combustível rodando em biogás bombeado a partir de um aterro sanitário.

Veja o vídeo abaixo e leia a reportagem original.

Fonte: http://www.motherjones.com/environment/2014/07/apple-eyes-solar-power-cloud-and-iphone-6-sapphire-manufacturing

About Post Author

Deixe um Comentário