Desde a realização das primeiras edições do evento (a primeira, em março de 2011, e a segunda, um ano depois), tornou-se claro o grande aumento do interesse pela inserção da energia solar fotovoltaica no Brasil e a formação de parcerias. As iniciativas para esse fim ganham cada vez mais corpo, com um grande número de agentes privados nacionais e estrangeiros interessados no incipiente mercado brasileiro. As instituições acadêmicas sem dúvida têm se mostrado como importantes responsáveis por intermediar as potencialidades e oportunidades do uso dessa fonte de energia com desenvolvimento da cadeia produtiva nacional. Bem como em apresentar os resultados das pesquisas realizadas no país para o desenvolvimento desse setor, sejam elas de desenvolvimento da tecnologia e das aplicações.

Nesse sentido, o 3º InovaFV tem o objetivo de reunir especialistas e profissionais de empresas, governo e instituições de pesquisa nacionais para acompanhar os avanços, desafios e desdobramentos após um ano da realização da segunda edição do evento, em março de 2012, adicionando novos elementos importantes para discussão. Dessa forma, o 3º InovaFV busca catalisar a construção de uma ação coordenada para o setor nos âmbitos tecnológico, regulatório, de infraestrutura física, talentos, mercado e investimentos, debatendo e validando a agenda de ações para o estabelecimento de uma política industrial, científica e tecnológica de desenvolvimento e competitividade da indústria de equipamentos fotovoltaicos no país. Aliado a isso, o evento traz como grande destaque as políticas públicas, planejamento, pesquisa, desenvolvimento e inovação, discutindo os desafios científicos e tecnológicos para o estabelecimento do mercado de energia solar fotovoltaica e de indústrias de silício grau solar no Brasil.

A realização do evento justifica-se pelo importante momento que a energia solar fotovoltaica está passando no Brasil no sentido da movimentação dos agentes públicos e privados para se estabelecer o seu mercado no país e explorar o potencial nacional de inserção internacional. Essa movimentação se intensificou desde a realização do primeiro InovaFV em março de 2011. Tendo-se como anteparo as conclusões e recomendações das duas edições do evento, é importante acompanhar o que tem ocorrido para responder a perguntas como quais foram os avanços alcançados desde então? Tem havido sinergia e articulação entre os agentes? Estão sendo criadas as condições para o estabelecimento do mercado propriamente dito no Brasil (interno e externo)? Quais os desafios que ainda persistem e quais são as soluções sugeridas? Respostas a essas perguntas permitirão apontar correções e pontos de atenção e redirecionar, ou acrescentar novos, esforços, se necessário.

O evento é mais do que um “follow-up” dos workshops anteriores, trazendo também novos elementos para o debate, como, por exemplo, o destaque às políticas públicas, planejamento, pesquisa, desenvolvimento e inovação, discutindo os desafios científicos e tecnológicos para o estabelecimento do mercado de energia solar fotovoltaica e de indústrias de silício grau solar no Brasil.

O 3º InovaFV dirige-se, em especial, a profissionais de empresas de toda a cadeia de produção de energia solar fotovoltaica, tomadores de decisão e grupos técnicos de governos e instituições de fomento à pesquisa, além de professores, pesquisadores e alunos de graduação e pós-graduação de universidades e instituições de pesquisa de todo o país.

Para mais informações acesse o link: http://www.iei-la.org/inovafv/index.php

About Post Author

Deixe um Comentário