O Brasil foi escolhido pelo Programa de Ambiente das Nações Unidas (UNEP) para ser o anfitrião, em 2012, do Dia Mundial do Ambiente. As comemorações decorrerão a 5 de Junho próximo, coincidem com o 40º aniversário do UNEP e, claro, com o Rio+20.
Tendo com o tema “Economia Verde: Isto inclui-o a si?”, o Dia Mundial do Ambiente vai, como é hábito, convidar todos a refletirem sobre a economia verde – e como pode esta passar a fazer parte do nosso dia-a-dia. O UNEP pede a todos para avaliarem como pode a economia verde dar os resultados sociais, económicos e ambientais que os 7 mil milhões de pessoas do Planeta precisam. Ou os 9 mil milhões de 2050.
Curiosamente, o Brasil já tinha sido a sede do Dia Mundial do Ambiente, em 1992 – na véspera da primeira Cimeira da Terra.
“Para celebrar o Dia Mundial do Ambiente no Brasil, em 2012, vamos regressar às raízes do desenvolvimento sustentável contemporâneo, para criarmos um novo caminho que respeite as realidades mas também as oportunidades do novo século”, explicou o secretário-geral adjunto das Nações Unidas e director executivo do UNEP, Achim Steiner.
Três semanas depois deste dia, recorde-se, o Brasil recebe o Rio+20, uma cimeira-chave pela sustentabilidade e onde os líderes mundiais irão tentar desenhar um novo futuro sustentável, saindo da teoria e tentando chegar a uma acordo vinculativo. “[O Rio+20] pode ser a locomotiva da mudança. um caminho que pode fazer crescer as economias e gerar empregos decentes sem levar o Planeta a ultrapassar os seus limites”, continuou Achim.
Recorde-se que, na véspera do Rio+20, vai realizar-se na cidade carioca a cerimónia de entrega do Green Project Awards Brasil, um movimento pelo desenvolvimento sustentável lançado originalmente em Portugal, através da GCI, da Agência Portuguesa do Ambiente e Quercus, e que se realiza pela primeira vez no Brasil, com organização do INT (Instituto Nacional de Tecnologia) e GCI. Saiba como pode fazer a sua inscrição.
No ano passado, na Índia, o Dia Mundial do Ambiente chegou a pessoas de 112 nações, que registaram mais de 4.000 actividades no seu site.
Com uma população de 200 milhões de pessoas, o Brasil é o quinto País mais populoso do mundo e tem o quinto maior território – 8,5 milhões de quilómetros quadrados.
“Nos últimos anos, o Brasil tomou vários passos para lidar com assuntos como a desflorestação da Amazónia, através do reforço dos esforços e monitorização de iniciativas pelo Governo”, explica o comunicado do UNEP.
“Estamos muito contentes em sermos os anfitriões desta celebração global pelo ambiente”, explicou a ministra do Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira. “O Dia Mundial do Ambiente será uma grande oportunidade para o Brasil mostrar os aspectos ambientais do desenvolvimento sustentável, no aquecimento para o Rio+20”.
“A direcção contemporânea do desenvolvimento sustentável nasceu no Brasil – em muitos casos, o futuro da sua saúde, maturidade e capacidade para responder aos desafios e oportunidades de um mundo marcadamente diferente será também feito no Brasil, dentro de quatro meses”, concluiu Steiner.
Para já, a organização adianta uma confirmação para 5 de Junho. A Kia vai doar cinco carros, escolhidos pela sua eficiência de combustível, para a UNEP, como parte do desafio pela economia verde que será lançado em Junho.
Alguns dados divulgados pela UNEP.
O Brasil, a China e os Estados Unidos empregam, juntos, 12 milhões de pessoas na área da reciclagem.
O Brasil é líder mundial na produção de etanol sustentável para combustível de veículos, estando a expandir-se para outras áreas renováveis, como as eólicas e sistemas de aquecimento solar.
A recente construção de 500 mil novas casas com sistemas de aquecimento solar, no Brasil, gerou 30 mil novos empregos.
Fonte:http://www.greensavers.pt