Belo Horizonte vai receber entre 30 de maio e 2 de junho do próximo ano o Congresso Mundial do Iclei (Governos Locais pela Sustentabilidade). Na ocasião, mais de mil participantes, de diversos países, estarão na capital mineira debatendo a questão ambiental e a sua interatividade com os aspectos políticos, econômicos, sociais e culturais, além de repensar a sua força transformadora para gerar a paz e o desenvolvimento sustentável. Belo Horizonte concorreu com mais 35 importantes cidades de todo o mundo para sediar o congresso.

O anúncio oficial da escolha de Belo Horizonte como sede do congresso foi feito no ultimo dia 13 de Maio no Salão Nobre da Prefeitura, em solenidade com a presença do prefeito Marcio Lacerda e da diretora do Centro Internacional de Capacitação do Iclei Mundial, Monika Zimmermann, além de autoridades e especialistas da área.

No evento, foi lançado também o manual do projeto Políticas de Construção Sustentável (PoliCS) da Rede Iclei Cidades pela Proteção do Clima (CCP). O projeto integra a campanha global do Iclei e visa explorar soluções para a redução de Gases de Efeito Estufa (GEE) no setor da construção civil na América do Sul. Belo Horizonte é um dos governos-piloto do projeto, ao lado de Buenos Aires e Montevidéu. São Paulo e Porto Alegre também participam.

O Congresso Mundial do Iclei em Belo Horizonte será uma instância preparatória da participação dos governos locais para a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável Rio+20, que vai acontecer entre os dias 4 e 6 de junho de 2012.

Iclei

O Iclei, sigla de “’International Council for Local Environmental Initiatives”, é a principal organização internacional de cidades para ações de desenvolvimento sustentável e conta com mais de 1.200 membros. O congresso mundial da organização acontece a cada três anos, sendo a grande oportunidade para que prefeitos, representantes de governos locais, organizações internacionais, governos nacionais, financiadores e outros parceiros se reúnam, compartilhem conhecimentos, troquem experiências e aumentem as suas capacidades técnicas.

Com a realização do Congresso em Belo Horizonte, será a primeira vez que o evento vai ocorrer em uma metrópole da América Latina. A escolha evidencia os avanços da capital mineira na implantação de políticas de desenvolvimento sustentável.

Além de compartilhar as políticas públicas que a transformaram em uma capital referência no Brasil e no mundo, Belo Horizonte terá a oportunidade de mostrar as suas potencialidades como centro de lazer e negócios e reforçar o compromisso de consolidar uma cidade sustentável, combinando preservação do meio ambiente e do patrimônio público com a inclusão social, desenvolvimento e crescimento econômico.

Projeto PoliCS

O projeto PoliCS tem como objetivo estimular a administração pública a desenvolver e implementar novas leis e normas voltadas à redução do impacto ambiental, com a utilização de técnicas inovadoras, novas tecnologias e materiais que emitam menos CO2, diminuindo o consumo de energia e o desmatamento ilegal.

About Post Author

Deixe um Comentário